Partido Socialista de Caldas das Taipas

pstaipas@gmail.com

Menu
Partido Socialista

Vila de Caldas das Taipas

“Unir a comunidade na despoluição do Rio Ave e na requalificação das praias fluviais é objetivo do Partido Socialista”

Por In Caldas das Taipas On Outubro 10, 2016


Objetivo foi definido, em iniciativa do Partido Socialista das Taipas que juntou Pimenta Machado (Administração Regional Hidrográfica do Norte), Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães), Pedro Teiga (Professor da Universidade do Porto e coordenador do Projeto Rios) e muitos autarcas de freguesias atravessadas pelo Rio Ave.

Na passado sábado, o Partido Socialista de Caldas das Taipas organizou junto à Praia Seca, Praia Fluvial do Rio Ave situada na Vila das Taipas, uma jornada ambiental dedicada à discussão da temática da despoluição do rio ave e da requalificação das praias fluviais da Vila das Taipas.

A iniciativa juntou Pimenta Machado (ARH Norte), Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães), Pedro Teiga (Professor da Universidade do Porto e coordenador do Projeto Rios) e muitos autarcas de freguesias atravessadas pelo Rio Ave.

A iniciativa arrancou com a apresentação da Associação Vimaranense para a Ecologia, a única organização não-governamental, do Concelho de Guimarães que atua na defesa das questões ambientais. José Cunha, Presidente da instituição explicou a atividade desenvolvida pela associação ao longo dos últimos 15 anos.

Domingos Bragança destacou o papel da Câmara nesta matéria: “Nos últimos três anos juntamos diversas instituições e colocamos o Rio Ave na agenda prioritária do Município. Sabemos que há varias intervenções nas margens do Rio Ave. A Câmara acompanhará todas, porque queremos garantir um patamar de exigência elevada, para que sejam realizadas de acordo com a lei e com os requisitos que definirmos. A Câmara Municipal de Guimarães acompanhará todas as intervenções”.

Pimenta Machado salientou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos para a melhoria da qualidade da água do Rio, no combate às descargas ilegais, na construção de Estações de Tratamento de Águas Residuais, na monitorização da qualidade da água e na proibição da extração de areias para negócios.

Pedro Teiga especialista em projetos de reabilitação de rios salientou a importância de consciencialização dos proprietários e das instituições públicas para a preservação das margens do rio, enaltecendo a importância de iniciativas que envolvam a comunidade, dando o exemplo da Jornada que o Partido Socialista organizou.

O público que aderiu à iniciativa destacou a importância desta temática, relembrando que, no passado o rio e as praias fluviais atraiam muitas pessoas à Vila das Taipas. Luís Soares, representante dos socialistas locais, considerou que não é possível requalificar as praias fluviais, sem despoluir o Rio, considerando que “esta é uma tarefa de todos”. Por isso definiu como objetivo principal “unir a comunidade na despoluição do rio ave e na requalificação das praias fluviais”, através de ações concretas.

Entre as ações principais destacam-se: propor à Junta de Freguesia e ao Agrupamento de Escuteiros a criação da Brigada Verde da Vila das Taipas; realizar uma caminhada para identificar os focos de poluição; instituir a figura de guarda-rios (voluntários com a missão de guardar os rios e as margens ribeirinhas); promover uma iniciativa de replantação de árvores ribeirinhas; realização de ações de formação e sensibilização juntos dos proprietários; empresários e da comunidade em geral.