Partido Socialista de Caldas das Taipas

pstaipas@gmail.com

Menu
Partido Socialista

Vila de Caldas das Taipas

Tertúlia “Conversas no Feminino”

Por In Caldas das Taipas On Março 10, 2014


No passado dia 7 de Março, o grupo do Partido Socialista das Taipas, promoveu a realização de uma tertúlia subordinada ao tema: “Conversas no feminino”.

Esta iniciativa teve como propósito homenagear todas as mulheres Taipenses. A tertúlia contou com um painel de palestrantes bastante eclético e de reconhecida qualidade: Teresa Portal, professora e membro da direção da Escola Básica; Maria José Marques, empresária; Vera Pires, pedagoga; Andreia Sousa Santos, professora; Ana Muanhocula, militar da GNR e Maria de Lurdes Pinto Lisboa, médica. A tertúlia teve como moderador Nelson Felgueiras coordenador da Juventude Socialista de Guimarães.

Foram discutidas várias temáticas de forma informal e aberta, o que permitiu um elevado interesse do público que enchia por completo a sala. Foram abordados temas como a carreira profissional, a emancipação da mulher na sociedade, a justiça, o matrimónio, a família, a violência doméstica, entre outros temas.

No mesmo dia, foi inaugurada a exposição fotográfica “Mulheres da Nossa Terra – Rostos que contam histórias”. Esta exposição é uma amostra transversal e cronológica das mulheres da Vila e, acima de tudo, retrata aquilo que foi a evolução social, cultural e económica subjacente à evolução natural não só das Taipas mas também do país. Nela estão patentes não só rostos populares e de destaque, mas também, mulheres que se distinguem nas suas atividades e profissões revelando a imensa riqueza das histórias que se podem recordar com esta reportagem fotográfica. Desde as mulheres que extraíam areia do rio, as lavadeiras, as namoradeiras até aos dias de hoje onde temos mulheres que se destacam a nível internacional, designadamente no âmbito da cultura e desporto.

O objetivo destas iniciativas é o de homenagear todas as mulheres da Vila e a sua história. O grupo Socialista regozija-se com o sucesso, aceitação e colaboração alargada da comunidade, que mais uma vez mostra ser um povo com sensibilidade social e cidadania ativa.

Desde a sua inauguração, a exposição tem vindo a ser enriquecida com contributos diversos, de pessoas que pretendem homenagear as mulheres ligadas à sua vida e continuará aberta à participação do público até ao próximo dia 15 de Março, no corredor central do Centro Comercial Passerelle, nas Caldas das Taipas.